Empresa projeta mais de 90% de suas cidades com duas ou mais operadoras comercialmente ativas até o final do ano
São Paulo, outubro de 2023 – A American Tower, líder global em infraestrutura para telecomunicações, está comemorando um importante marco em sua operação de fibra: a empresa completa cinco anos desde o início da operação e quatro anos desde o lançamento da primeira cidade com rede neutra FTTh (Fiber-to-the-home) no Brasil.
Nesse período, a American Tower alcançou significativos avanços tanto no mercado quanto do ponto de vista técnico e operacional. Atualmente, a empresa possui aproximadamente 1 milhão de HPs (casas passadas) em Minas Gerais, além de ter realizado importante evolução em termos de maturidade de mercado e adesão ao modelo por operadoras e provedores (ISPs, prestadores de serviço de telecomunicações) de diversos portes.
“Já temos hoje 70% das nossas cidades com pelo menos duas operadoras comercialmente ativas”, informa o diretor sênior de Fibra e Novos Negócios, Daniel Laper. “Nossa estimativa é de que mais de 90% das cidades terão mais de uma operadora ativando clientes até o fim deste ano, isso sem contar várias outras oportunidades que estamos em estágio avançado de negociação, tanto de novos clientes quanto expansão dos atuais.”.
Em relação à expansão da rede, a American Tower alcançou a marca de 28 mil quilômetros de fibra instalada no Brasil. Neste ano, a empresa começou a comercializar serviços em novos Estados, incluindo São Paulo, Rio, Bahia, Goiás e o Distrito Federal.
Para acompanhar essa expansão, a capacidade de energia solar instalada no parque da American Tower, localizado na cidade de Frutal (MG), foi ampliada em aproximadamente 50%, contando agora com 7,2 mil painéis solares de última geração. Esses painéis geram energia para 100% da unidade de fibra óptica da companhia, evitando a emissão de 435 toneladas de CO² na atmosfera anualmente.
Trajetória sólida
Conforme Abel Camargo, Vice-presidente de Fibra e Novos Negócios para América Latina, o pioneirismo da American Tower no modelo de rede neutra compartilhada de fibra óptica para FTTh habilitou conectividade de alta qualidade e capacidade em cidades de diferentes portes. Os ganhos de eficiência gerados pelo compartilhamento trouxeram impactos práticos em mercados locais, ajudando a definir esse modelo no país.
A American Tower também investiu na padronização para integrações fim-a-fim com as operadoras. Ao adotar as melhores práticas do TM Fórum, uma associação industrial global para provedores de serviços e seus fornecedores no setor de telecomunicações, e disponibilizar o Portal FTTh ATC como ferramenta para acelerar o início de operações comerciais com maior velocidade, a companhia buscou facilitar o acesso a uma infraestrutura de rede robusta e confiável por provedores de serviços de telecomunicações de diferentes portes. “Essa padronização permite a simplificação e agilidade na integração de operadoras clientes, a exemplo de uma operadora que em três meses já tinha integrado todos os seus sistemas e processos, pronta para iniciar operação comercial. Com esses avanços, reforçamos o nosso compromisso de oferecer infraestrutura de telecomunicações de alta qualidade e promover a expansão da conectividade habilitando a estratégia dos nossos clientes”, afirma o Vice-presidente.
Sobre a American Tower do Brasil
A American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Nosso portfólio conta com mais de 23 mil pontos de comunicações no Brasil, uma operação de fibra óptica em Minas Gerais e uma rede nacional para internet das coisas (IoT) que usa a tecnologia LoRaWAN®. E, em todo o mundo, opera cerca de 226 mil estações de comunicação sem fio.
A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo e sua matriz em Boston, Massachusetts, EUA. A American Tower Corporation possui operações em todo o território americano e também na Argentina, África do Sul, Alemanha, Austrália, em Bangladesh, Burkina Faso, no Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Filipinas, Gana, Índia, Paraguai, Peru, México, Nova Zelândia, Nigéria, Quênia, República do Níger e em Uganda.
Para mais informações sobre a American Tower, visite: www.americantower.com/.
Advertência sobre Declarações Prospectivas
Este comunicado à imprensa contém declarações sobre eventos e expectativas futuras, ou “declarações prospectivas”, todas sendo inerentemente incertas. Baseamos essas declarações prospectivas nas expectativas e pressuposições atuais da administração e não em fatos históricos. Exemplos dessas declarações incluem, mas não estão limitados a, declarações relacionadas às projeções financeiras esperadas para a carteira e o impacto em nossos resultados consolidados. Essas declarações prospectivas envolvem vários riscos e incertezas. Para fatores importantes que podem fazer que os resultados reais difiram materialmente daqueles indicados em nossas declarações prospectivas, nós lhe encaminhamos para as informações contidas no Item 1A de nosso Formulário 10-K para o ano que se encerrou em 31 de dezembro de 2020 sob a legenda “Risk Factors” e em outros arquivamentos que fazemos com a SEC (Securities and Exchange Commission). Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar as informações contidas neste comunicado à imprensa para refletir eventos ou circunstâncias que ocorram posteriormente.
Mais informações:
American Tower do Brasil – RPMA Comunicação
americantower@rpmacomunicacao.com.br
Michelli Taborda – (11) 93400-9305
Lays Santos – (11) 97075-2855
Henrique Carmo – (11) 98058-6298